Saturday, April 23, 2005

Terror Naturalista

Marcelo d´Salete tem estilo bem marcado nas suas hqs de contrastes gráficos e sociais. É terror naturalista por que as suas personagens se deslocam numa urbe onde as vidas são restos humanos nas páginas com texturas e ruídos cinzas. D´Salete desenha linhas e manchas que detalham tudo e contraditoriamente também simplificam. É visível que a mão do desenhista tem contato com a frieza que ele registra, deixando as suas personagens rígidas num ambiente onde tudo ostenta pouco valor. Geralmente ele desenha as suas personagens com olhares negros, dois pontos escuros numa face de pedra e rugas, são como tubarões.
Sinto nos seus desenhos um pouco de Dave Mckean e Muñoz, isso torna as suas histórias um outro patamar de leitura. Seu universo não é de fácil acesso, as suas histórias possuem uma complexidade onde na primeira leitura reconhecemos os sentimentos desencontrados no cosmos das cidades brasileiras: desconfiança e terror do outro que se aproxima em situações ordinárias nas ruas, nos bares, nos parques, elevadores e as escadarias. Começamos lendo as suas hqs sabendo que alguma coisa não vai dar certa com as suas personagens, a tragédia é marcada nos enredos e traços.
A cidade está presente como entranhas de um monstro que vai espremendo os seus vermes humanos. A narrativa tem um processo de invenção que lembra uma colagem por que há mudanças de enfoque,tornando as cenas na primeira leitura uma complexidade vertiginosa. As suas histórias são próximas de Rubens Fonseca devido à maldade brasileira disfarçada de malandragem. Mesmo assim há pingos de inocência no lodo.
Bom, isso pode ser tudo uma viagem minha, mas quem quiser experimentar a receita da viajem está no site www.dsalete.art.br . Depois é ler ou reler essas histórias bacanas.

1 Comments:

Blogger DW Ribatski said...

o DSalete é meu herói.

April 26, 2005 at 5:38 PM  

Post a Comment

<< Home